| hmin
Mesmo com uma queda de nove pontos percentuais em relação à última pesquisa do Ibope, realizada há um mês, o presidente da Assembléia, Sérgio Zambiasi (PTB), lidera o mais recente levantamento do instituto para o Senado. Em segundo lugar, está José Fogaça (PPS), com 28% – uma oscilação negativa de dois pontos em comparação ao início do mês. Em terceiro lugar está a senadora Emília Fernandes (PT), com 24% da preferência dos eleitores. O deputado federal Paulo Paim (PT) aparece no levantamento com 20%. Os dois candidatos petistas apresentaram o mesmo crescimento: quatro pontos percentuais, tendo conseguido o melhor desempenho na comparação com o último levantamento.
Zambiasi apresenta queda em todos os segmentos, principalmente entre os eleitores do Sudeste (de 46% para 27%), que têm renda superior a 10 salários mínimos (44% para 26%) e no segmento de 16 a 24 anos (50% para 35%). Emília Fernandes sobe entre quem ganha mais de 10 salários mínimos (18% para 32%) e entre eleitores da Capital, de 18% para 30%).
Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não apresenta o nome dos candidatos, o levantamento apontou os quatro primeiros candidatos em equilíbrio. Zambiasi tem 14%, Emília, 12%, José Fogaça, 11%, e Paulo Paim, 10%. Segundo o Ibope, mais da metade (57%) dos eleitores já fizeram sua escolha para as duas vagas do Senado e 16% definiram apenas um candidato. Foram ouvidos 1,2 mil eleitores gaúchos entre 26 e 29 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de 2,8 pontos percentuais para mais ou menos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.